top of page
Foto do escritorMariana Lira

2019 - O Ano dos Nacionais

Hora de redescobrir a literatura brasileira


Olá pessoas!

Hoje eu vim dividir um pedacinho da minha estante que eu amo demais com vocês e expor minha meta 2019: Ler mais nacionais!


Tudo começou quando li 2 livros ano passado, A Fogueira da Bruxa da Barbara Sena e 13 Segundos da Bel Rodrigues. A Barbara me cativou pela temática e pela escrita mas a Bel me deu um estalo: Eu nunca mais havia lido um livro ambientado no Brasil. O ultimo havia sido a série da Carina Rissi, Perdida, no ano de 2017.


2017 e 2018 a minha obsessão eram os romances históricos então devorei séries inteiras da Julia Quinn, Tessa Dare, Loretta Chase...mas ai no meio de 2018 entrei em uma ressaca literária violenta que só superei com a Maratona Literária do Geek Freak, que tinha o intuito de desencalhar livros que estavam parados a muito tempo nas estantes. Estava desempregada, tinha um monte de tempo livre e comecei a procurar ocupar o tempo com livros. Daí nasceu este blog, reativei o IG Traça de Biblioteca e cacei algumas maratonas mais e topei com um clube do livro maravilhoso, o Infinistante, onde conheci e li 13 Segundos. Um paragrafo de inteiro para explicar que comecei a olhar para minha estante com mais atenção e vi poucos nomes brasileiros neles.


Isso me incomodou demais porque eu amo escrever também, ainda que 90% do que eu escreva fique em cadernos para ninguém mais ler. Mas sempre acalentei esse sonho de um dia escrever um livro, sobre o que eu nunca soube bem, varia de momento pra momento. E se esse sonho ainda existe aqui dentro, quando eu conseguir traze-lo ao mundo eu vou querer que as pessoas leiam. Então porque estou lendo tão pouco daqueles que já conseguiram dar a luz aos seus livros? Isso em solo brasileiro anda tão difícil...


Daí nasceu a meta de ler mais nacionais. Comecei com os ebooks da Gleice Couto sendo completamente influenciada pelo canal Geek Freak e eu serei eternamente grata por isso. Que contos! Mais a frente farei um post só sobre eles.


O ponto é que descobri um jardim extremamente florido no quintal de casa. Tem tanta coisa incrível sendo produzida aqui e eu estava perdendo! Bom, nunca é tarde para começar e aqui vai uma lista inicial de quem eu vou ler esse ano:


@fernandania - Mensageira da Sorte @janapbianchi - Lobo de Rua @vitormrtns - Quinze Dias e Um Milhão de Finais Felizes @felcastilho - Ordem Vermelha @paolasiviero - O Auto da Maga Josefa @babidewet - Sonata em Punk Rock @affonsosolano - O Espadachim de Carvão @apamgoncalves - Boa Noite

@fraserfilms - Araruama


Essa lista é só um ponto de partida pois tenho certeza que nessa caça ao tesouro nacional encontrarei muitas aventuras mais. Convido a todos a me acompanharem!


Atualmente estou lendo Araruama, o Livro das Sementes e estou caída de amores pela fantasia que o Ian Fraser criou!


E então? Vamos juntos?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page