top of page
Foto do escritorMariana Lira

Araruama, O Livro das Sementes - Ian Fraser

"As palavras são as sementes das histórias, e as histórias são frutos do homem"


Olá pessoas! Já posso voltar a exaltar meu novo amor, Araruama?

Dos 3 livros que consegui ler em Janeiro, Araruama foi o que mais amei de longe!


Sete tribos povoam a terra, e nestas tribos, o nascimento é um momento sagrado, pois pelos olhos da Majé (uma espécie de alta sacerdotisa), olhos que veem os amanhãs, você terá seus anos sobre a terra contados, o seu Aman Paba, e ele definirá sua posição na hierarquia da tribo. Caso seu Aman Paba seja alto, você será treinado para sobreviver ao ritual de passagem para a vida adulta, o Turunã. Caso seja muito baixo, você será um Capanema, uma folha seca, a posição mais baixa na hierarquia da tribo, alguém a quem não vale a pena ensinar nada, pois morrerá jovem.


Neste livro de escrita deliciosa e envolvente, você conhecerá o ritmo e as tradições de cada tribo. Acompanhará cinco jovens crescerem, suas lutas e conquistas. É um livro bem introdutório onde você conhece a criação do mundo pela visão deles, seus deuses, seus heróis e suas tradições. O início da história foi um pouco complicado pra mim, pois é daquelas narrativas com diversos pontos de vista e diversos trechos na linha temporal, mas com o caminhar da história, tudo vai se interligando e se encaixando. 


A narrativa é muito fluída e o Ian Fraser construiu a sua mitologia tão bem que você se vê fisgado por Araruama sem querer largar o livro. Seu primeiro impulso vai ser achar que trata-se de uma história baseada nos nossos contos indígenas, mas na verdade tem influência de várias culturas, Maia, norte americana, brasileira, entre outras. O final tem um clifhanger inacreditável que eu só posso agradecer aos céus por já ter comigo O Livro das Raízes !


É isso pessoas! Leiam Araruama, apoiem o trabalho do Ian Fraser! O Livro das Sementes é gratuito pra quem é Kindle Unlimited!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page