top of page
Foto do escritorMariana Lira

Lobo de Rua - Jana Bianchi

Esqueça tudo que você já leu sobre lobisomens até hoje. Temos aqui os relatos da Alcateia de São Paulo.

Imagine sentir seu corpo se transformando, seus ossos se quebrando para assumir uma nova forma. Imagine seus dentes crescendo a ponto de parecerem não caber em sua boca, imagine suas unhas se transformando em garras... e o mais aterrorizante: Você não tem a menor ideia do que está acontecendo. Apenas sente que algo animalesco está tomando conta do seu corpo e sua mente começa a perder o controle de suas ações. De repente, você não sabe em que se transformou, mas sente uma fome que nunca sentiu... Assim são as primeiras páginas da história que indico para vocês hoje!


"O registro da desgraça eterna do menino não podia ser mais apropriado: manchando sua cama improvisada, a lágrima de sangue simbolizava, ao mesmo tempo, o desamparo de seu presente e a maldição que o aguardava no futuro."

Lobo de Rua, da @janapbianchi , nos apresenta um jovem morador de rua, invisível e com a vida miserável como tantos outros, mas em meio a sua já difícil vida, Raul acaba sendo contaminado com a licantropia, tornando-se um lobisomem, um lobo de rua. As vésperas de sua segunda transformação, Tito, um imigrante italiano, também lupino, se compadece da situação do rapaz e decide acolhe-lo e quem sabe aliviar a chegada da lua. Carregando a maldição no corpo a mais de cem anos, ele já conhece cada detalhe da sua transformação e conhece a Galeria Creta, um lugar seguro para que os lobos passem a sua transformação sem machucar ninguém... Se você puder pagar o preço é claro.


A diferença de Raul para os outros lobisomens que conhecera é que o garoto sempre fora daquele jeito, desde que nascera. Uma criatura abandonada, sofrida de dar dó.

Gente, eu cheguei as páginas finais deste ebook clamando por mais, quase eu mesma passando por uma transformação! A história do Raul é tocante demais, um jovem que cresceu nas ruas de São Paulo sem amparo nenhum e que, a principio, não sabe que está se transformando em lobo, só acredita estar muito doente. Mais uma desgraça na longa conta da sua vida. Acompanhamos duas transformações suas, a primeira ele sozinho, sem orientação e a segunda ele já na companhia de Tito; Que personagem magnífico é o Tito, um imigrante italiano, grande estudioso de sua própria maldição. Conhecemos os detalhes pela narrativa dele e são completamente diferentes das lendas que costumamos ouvir.


Mordida não é coisa de lobisomem. Não, não, é frouxo demais, sensual demais. Morder para se multiplicar é coisa dos malditos chupadores de sangue, dramáticos e metafóricos como são.

Em Lobo de Rua, a licantropia é uma DST, comparada com a AIDS na história inclusive. E eu achei isso muito 'explodidor de cabeça' porque sempre me pareceu estranho que uma coisa tão incontrolável e bestial como um lobisomem pudesse ter o nervo de dar só uma mordida para contaminar, como se sobrevive ao ataque de uma coisa tão faminta? Ao mesmo tempo que é muito fofo ver a relação do Tito e do Raul, eu confesso que chorei em várias partes da história. Porque é fofo ver a ligação deste filhote de lobo com seu primeiro alfa, mas vai além disso: É uma relação de pai e filho. E por que eu chorei? Porque é muito triste ver a ignorância do Raul, ver alguém que está acostumado com a brutalidade do mundo como uma coisa normal, não saber o que é carinho, não saber o que é o colo quando se precisa... cara isso dói demais de ler. Então vem o Tito e trata esse filhote com todo carinho que ele pode dar, ensina o que ele sabe sobre a licantropia e ai vem o final, e de mim pra você que está lendo: Se você não chorar no final deste ebook você não tem um coração!

A Jana criou uma mitologia que você não quer parar de ler, totalmente ambientada em São Paulo que menciona não só os lobinhos, mas também vampiros e até o chupa cabra! A Galeria Creta, que é capitaneada por ninguém menos que o Minotauro, a ligação desses seres fantásticos com as caravanas ciganas, a história de outras alcateias... A Jana nos pincela um pouquinho de tudo isso de uma maneira tão cativante que você só consegue pensar: Eu preciso ler mais disso! E foi pensando nisso que eu, cara de pau e curiosa que sempre fui, chamei ela para conversar e ela me concedeu uma mini entrevista! Gente, a @janapbianchi é uma fofa, foi super legal conversar com ela e conhecer um pouquinho mais do trabalho dela também, pois no mesmo universo de Lobo, ela também escreveu a novela Sombras, que eu também já li e é incrível! Fala sobre o lobisomem mais velho do mundo contando suas histórias para sua alcateia e tem um easter egg de Lobo que só os atentos vão achar hein?


Segue entrevista na íntegra!


M- Existem outras histórias sobre a Galeria Creta? Procurei por alguma de origem que de repente contasse a história do Minotauro sobre seus olhos, mas não encontrei. O fim de Lobo de Rua me deixa bem curiosa sobre até onde se expande o poder e as influências do Minotauro. J - Quase todos os meus textos de fantasia urbana têm como ambientação o universo em que a Galeria Creta existe, mas nenhum deles foca na Galeria ou no Minotauro em si — na verdade, na maioria do tempo as conexões entre os textos e com o próprio universo são bem sutis. Mas esse é um dos focos do romance que estou escrevendo agora: falar mais sobre o que o Minotauro faz, o que ele quer e até onde os seus poderes vão. Mas de antemão, dá pra dizer que ele tem uma relação especial com SP — o que não significa que não existam outros como ele espalhados por aí...

M - Escreverá algo mais sobre a mitologia criada em Sombras, mas principalmente em Lobo de Rua? Seria incrível ler mais sobre lobos, chupa-cabra, vampiros... tudo em território brasileiro.

J - Sim, com certeza! É uma das coisas que eu mais gosto em Lobo e Sombras, e isso balizou bastante a estruturação do romance. Algumas dessas criaturas mitológicas — e outras que eu ainda não citei — devem aparecer na história, e com destaque. Também estou na metade da escrita de uma outra novela com lobisomens em São Paulo, meio que uma novela-irmã de Lobo de Rua (mas a história é mais bonitinha e good vibes). Espero ter novidades tanto sobre o romance quanto sobre a novela em breve! :)

M - De onde veio a ideia para que a licantropia fosse uma DST? Achei muito interessante e de fato, como o Tito comenta, é bem mais animalesco do que a mordida, que sempre me pareceu contraditório, como algo tão sem controle como um lobisomem deixaria sobreviventes?

J - Pior que hoje eu não sei dizer exatamente a ordem dos pensamentos, mas lembro que eu pensei nisso que você disse — de ser meio inverossímil que um lobisomem pudesse só morder outra pessoa quando na fúria da transformação —, e em algum momento pensei que eu acho que seria um conflito interessante a pessoa começar a se transformar em lobisomem do nada, sem nenhum tipo de aviso prévio ou possibilidade de desconfiar do que tá acontecendo. Outra coisa que aconteceu é que eu gosto muito de quando a fantasia tem um pezinho na realidade, e nesse caso pensei que a transmissão via mordida poderia sugerir uma maldição transmissível, como uma doença. Aí acho que a ideia de ser uma DST foi só a junção de todas as reflexões sobre a licantropia.


M - Novus Codex Versiopelius, existe uma versão completa dele dentro da sua cabeça ou em algum doc perdido no seu computador? Quais as suas referências para criar ele?

J - Não... ainda! Hehehe... Fora os trechos que aparecem como epígrafes nos capítulos, tenho uma ou outra coisinha definida na minha cabeça. Eu tenho bastante vontade de criar mais conteúdo pro Codex, tanto o original quando os comentários do Caetano Estrada, mas é um projeto que daria um trabalho gigantesco... Quem sabe um dia? De qualquer forma, pra ter um gostinho, pedi pro Bruno Müller — designer e ilustrador incrível — criar um folio perdido com um texto que eu escrevi, em latim (a tradução é totalmente improvisada, claro hahaha), e uma ilustração tipo iluminura. Compartilhei nas minhas redes há muito tempo, mas pra quem quiser ver ainda tá aqui no portfolio do Bruno: https://www.behance.net/gallery/53708055/Codex-Versiopelius-folio-37a.


É isso gente! Essa minha aventura pelos nacionais só tem me trazido coisa boa! Embarquem nessa comigo, conheçam a Jana e seu trabalho, o link para o site dela está aqui embaixo! Lobo de Rua e Sombras são gratuitos para quem assina o Kindle Unlimited!




37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page