top of page
Foto do escritorMariana Lira

Turista Literário Set/2018

Primeiras impressões da minha primeira viagem neste balão




O que é o Turista Literário?

A explicação simples é que é um clube de assinaturas literário, mas na realidade é que é uma viagem literalmente. A proposta do Turista é uma leitura completamente imersa, uma jornada pelo mundo onde o livro do mês nos leva.

Dentro da malinha vem:

-> Um livro do gênero YA ( Jovem Adulto )

-> Na sua primeira viagem, você ganha o seu passaporte claro, para colecionar os carimbos de viagem!

-> Um Guia de Viagem, uma breve introdução ao destino do mês para te nortear e que traz o selo do destino visitado, para colar no seu passaporte.

-> Um QR Code que leva a uma playlist exclusiva no Spotify baseada no livro do mês

-> Um item para tocar, um item do livro materializado. Quem nunca leu um livro e quis muito algo que o protagonista tem? Com o Turista, vem junto com o livro!

-> Um item aromático ou de sabor que faça referência a alguma passagem do livro, um snack, um perfume, algo que te ajude a imergir na história ao ler, que te transporte mais fundo no livro.

-> Um souvenir da viagem, afinal sempre que a gente viaja a gente traz uma lembrancinha né? Então sempre vem um presente exclusivo inspirado na história.

-> Uma tag que vai te explicar cada item e te apontar os trechos do livro onde eles aparecem.


Malinha explicada, vamos a minha primeira viagem, diretamente para o Harlem-NY, com o livro do mês : A Poeta X, livro de estreia da autora Elizabeth Acevedo.



Que livro gente!

Vemos a história de Xiomara, uma jovem que se considera sem voz e incapaz de se esconder nas ruas do Harlem. Com uma mãe extremamente devota, um pai ausente e um irmão gêmeo, Xio teve de aprender a se defender com os próprios punhos desde muito nova. Acostumada a ser calada e despejar seus sentimentos somente em seu caderno de couro nos seus poemas, uma professora a convida a conhecer o clube de poesia de sua escola, mas sua mãe exige que ela se dedique somente a igreja.

Seus poemas falam sobre suas dúvidas sobre a religião, suas descobertas no amor, seu relacionamento complicado com sua mãe, sua relação com o próprio corpo... É uma história contada poema a poema. Foi uma experiência incrível conhecer a Xio e sua história através exclusivamente de poemas, sem nenhuma página de prosa. Eu nunca havia lido algo assim, mesmo amando poesias.



O item de sabor desta viagem foi um pacote de maçã desidratada (uma delícia by the way), pois o snack favorito da Xio é a fruta maçã, mas como não dá para enviar a fruta sem ela apodrecer né? Foi uma sacada muito incrível enviar a fruta desidratada.


"Então eu como uma maçã - Meu lanche favorito/ ele corte e me dá metade. Ele sabe que eu gosto."




Como item para tocar e aromático, o Turista materializou o lip balm de manteiga de carité da Xio.

Eu estou completamente viciada em usar isso o tempo inteiro de tão bom que é o cheiro, e pelo fato de hidratar os lábios também né?


"Mas ninguém diz nada, nem sobre meu protetor labial novo com cheiro de manteiga de carité"



Um combo lindo de souvenir + item para tocar, temos esse fichário de pensamentos lindo, com a arte da Melyssa Melo (@magrelissa) e citações dos poemas do livro, e uma folha de adesivos com poemas da Xio para você decorar seu fichário, ou fazer como eu e guardar com carinho para usar em um lindo momento chamado nunca por pura pena de usar mesmo!

O fichário foi a primeira coisa que eu vi assim que abri a caixa, estava em cima do livro, e foi só ver e surtar de tão lindo. E te garanto: Não é de material qualquer não viu? Coisa de qualidade finíssima e completamente exclusivo para os viajantes do balão do Turista. Agora, me diz se não é para morrer de amor por essa malinha?


Eu estou completamente apaixonada por minha malinha e passei o mês inteiro esperando pela próxima. Estou espalhando a palavra do Turista Literário por onde eu passo porque é incrível demais. Cada viagem eu vou dividir com vocês aqui até que todo mundo embarque nessa viagem mensal!


Conheçam o projeto Turista Literário (@turistaliterario), assinem e sejam felizes!



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page